Há local mais extraordinário que a Escola? Nela desvenda-se o dito e o não dito, por meio de várias descobertas. Despertam-se a reflexão e a ação, mas também a leveza e a sensibilidade. Revelam-se talentos.
A Escola Cenecista Dulce Oliveira é um ambiente que convida a reflexão e à ação. Espaço de reconstrução e construção de saberes; de compartilhamentos ancorados pelos companheiros e celebrados pelos amigos. Intercessão.
Local de múltiplos encontros, múltiplos olhares e múltiplos fazeres. Interesses, anseios, receios, realizações, conquistas, vitórias e sonhos comuns. Espaço Social em que há sempre um outro que nos completa. Nossa razão de ser!
Espaço mágico, em que laços afetivos e sociais são estabelecidos despretensiosamente. Onde todos têm o que ensinar e o que aprender. Onde as várias linguagens humanas se desenvolvem. E onde somos mais e nos tornamos melhores e mais completos. Espaço capaz de mudar vidas.
Aqui brincamos juntos, nos molhamos, nos sujamos, choramos e rimos, ganhamos e perdemos. Acreditamos que o lúdico é uma abertura para uma verdadeira e sempre nova educação. Esse é nosso jeito de ser. É nossa identidade cenecista.
Vivemos a dimensão intelectual integrada às dimensões física emocional e espiritual. Por isso, estamos há 54 anos cuidando da mente e do coração.
A Escola Cenecista Dulce Oliveira presta serviços à comunidade perdoense há 53 anos,formando cidadãos conscientes através da melhor qualidade de ensino. Qualidade de ensino que acompanha,com a família, o desenvolvimento de cada aluno.E ainda estimula talentos, respeita as individualidades, assume a responsabilidade para que seu aluno conquiste um futuro criativo, harmônico,produtivo e comprometido com a vida.
A Escola Cenecista Dulce Oliveira, alicerçada, na tradição da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade, tem como missão a participação efetiva no processo de formação do cidadão do terceiro milênio, através do desenvolvimento de uma proposta pautada nos princípios éticos da autonomia , da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; nos princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania. A prática filosófica - pedagógica da ECDO tem como fundamentos os seguintes enfoques metodológicos: educação contextualizada identificando o que pretendemos como algo integrante de um determinado contexto cultural/espacial/temporal; integração das áreas de conhecimento, discutindo o objeto de estudo e ou investigação relacionando-o com o contexto geral; currículo integrado e compreendido à integração do desenvolvimento afetivo, emocional, cognitivo e social; pensamento crítico; aprender a aprender, consolidando o conhecimento científico por meio da relação teoria/prática. Buscamos além da excelência acadêmica, pautar nossas ações em valores como: a solidariedade, a ética, a justiça e a dignidade humana. Destacamos a importância de se criar laços de fraternidade e damos especial atenção à promoção da cidadania. Aqui nos unimos direção, corpo docente e funcionários para acolher alunos e família em um ambiente fraterno, aberto ao diálogo e à participação de todos!
Direção Mariângela Arriel Pereira
Gerente Administrativo Lázaro Dias dos Santos
Assistente Administrativo Helena Maria de Carvalho
Quem faz parte desta grande equipe
Coordenação
Educação Infantil e Ensino Fundamental I - Alcione Diniz
Ensino Fundamental II e Ensino Médio – Aline Bastos
Secretária
Ilza Barbosa de Mello
Auxiliar de secretaria
Conceição Vivas
Corpo Docente
Adalto - Ailton - Analisa-Alessandro - Ana Paula - Celine -
Chitarra – Mirna - Kelen – Karina - Laurinha - Marcus – Maria – Marilúcia - Paulo - Wesley - Zé Roberto - Silvani – Cida - Rízia - Adriane - Keli - Márcia - Raquel -Luziana- José Luís -Gisela
Funcionários
Rosa, Wellington (Lito), Marilene, Ademilson e Natália .
Desafios
Os desafios da alma não são fáceis, mas o crescimento que advém da aceitação desses desafios é sempre compensador. Não aceite viver uma vida medíocre só porque é mais fácil. O mundo, felizmente, será sempre cheio de desconhecidos. - De alturas que nunca foram alcançadas; - De lugares que nunca foram vistos; - De idéias que nunca foram pensadas; - De criações que nunca foram criadas. Não é preciso que sejam imensas alturas, nem fantásticas idéias, nem estupendas criações... Basta que seja um pouco mais que seu limite de agora... Respeite seus sonhos e ideais. Nunca desista deles. Coordenação
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina
Música: Juca Chagas Letra: Dulce de Oliveira Vermelho
Tu que tens mais riso e menos pranto. Tu que tens mais paz e menos luta. Fica em silêncio um minuto só; Pára e escuta: Uma luz que a Escola Irradia. E afugenta da treva o pavor. Há-de o povo lutar e vencer Sem temor! Sem temor!
Estribilho
Amigo, avante! Na falange Cenecista Ocupa o teu lugar Pelo Brasil, Com fervor de idealista: TRABALHAR! TRABALHAR!
Tu que tens mais riso e menos pranto. Tu que tens mais paz e menos luta. Fica em silêncio um minuto só; Pára e escuta: Uma escola aberta em qualquer parte, Com as sobras do teu riso, de teus cantos, Há-de transformar teu gesto em luz Para tantos! Para tantos!
O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. Cora Coralina
Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
Tenho o desejo de realizar uma tarefa importante na vida. Mas meu primeiro dever está em realizar humildes coisas como se fossem grandes e nobres. Helen Keller
“O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender”. Autor: (Affonso Romano de Sant anna)
Nenhum comentário:
Postar um comentário